quinta-feira, 23 de maio de 2013

Linha do Sado com projecto de recuperação da estação do Lavradio

O passado sábado dia 4 de Maio, no ambito dia B, o complexo ferroviário desafecto ao serviço ferroviário do Lavradio, composto pelo edificio da estação e cais coberto, foram alvo de limpeza. A acção foi o primeiro passo de um projecto que está a ser desenvolvido entre associações do Barreiro e a Refer, para proteger o equipamento e dar espaço para que se volte para a sociedade.

Entre os populares que aderiram à acção de limpeza, compareceram aficionados, e antigos e actuais trabalhadores do caminho de ferro. De destacar o envolvimento dos autarcar da CMB e do Lavradio que estiveram presentes na acção de limpeza da estação. Contribuiram também com equipamento e ferramentas para o sucesso da iniciativa. Dando a entender que dentro das limitações com diálogo é possível existir entendimento para sublinhar a identidade do Barreiro.

O Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro (MCSPFB), Associação Barreiro Património Memória e Futuro (ABPMF) e a Associação das Coletividades do Concelho do Barreiro (ACCB), vão ser o corpo do " espaço L". Um projecto que visa defender o património, numa primeira fase restaurar o espaço , para depois servir de base para as três associações desenvolveram a sua actividade, e ser um espaço,, em particular o cais coberto, palco de iniciativas culturais. O protocolo com o detentor da estrutura a Refer Património está previsto ser assinado em breve.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário