domingo, 2 de dezembro de 2012

"Património ferroviário em risco"

A CP prepara-se para alienar os terrenos onde se inclui o Bairro Ferroviário, o Palácio do Coimbra e outros imóveis de habitação de que é proprietária aquela empresa.
 É com profunda preocupação que o Movimento Cívico em Defesa do Património Ferroviário do Barreiro encara esta situação, temendo-se pela sorte do histórico bairro operário ferroviário.
 Perante esta posição da CP é justo questionar: vai a empresa permitir que os actuais moradores possam adquirir os imóveis de que são arrendatários?

Alienação de Imóvel

A CP - Comboios de Portugal, propõe-se vender um conjunto de edifícios designado por “Complexo do Palácio do Coimbra”, sito no Barreiro, marginado pelas Avenidas Alfredo da Silva e da República, com as seguintes características:
Área de terreno com aproximadamente 21.600 m2;
24 moradias, 1 edifício apalaçado e 16 apartamentos T3 em edifício em banda, totalizando aproximadamente 5.000 m2 de área construída.
Área com estudo urbanístico aprovado pela Câmara Municipal do Barreiro com possibilidade de construir 20.272,50 m2, para além dos 1.764 m2 relativos ao edifício em banda (nºs 16 e 17) já existente.



 

 

2 comentários:

  1. A CP não é só única culpada da destruição do património ferroviário Barreirense. A Câmara Municipal do Barreiro, deveria ter criado uma zona de protecção no PDM,aos imóveis Palácio de Coimbra e restante edificado do Bairro Ferroviário, o mesmo já deveria ter sido classificado patrimóno de interesse municipal(local). E para ano temos mais destruição com o fecho das Oficinas da EMEF do Barreiro, mais património que irá ser destruido.... É Pena que uma cidade ferroviária, não tenha ainda um monumento dedicado aos caminhos de ferro ou aos ferroviários.(Nem Museu Ferroviário)NO FUTURO OS NOSSOS FILHOS E NETOS NÃO IRÃO TER NENHUMA REFERÊNCIA AO PASSADO FERROVIARIO DO BARREIRO,SE NADA FOR FEITO. Rui Alves (Filho e neto de Ferroviários do Barreiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós concordamos com a sua opinião, por isso criamos este movimento para chamar a atenção a quem responsabilidades!
      Se quiser juntar-se a nós é bem-vindo.

      Eliminar