segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Passeio de bicicleta pelo património ferroviário do Barreiro

No dia 16 de Setembro ocorre no Barreiro o evento "Passeio Ferroviário em Bicicleta", que une a utilização da bicicleta em meio urbano com a descoberta do património ferroviário da cidade, através de um passeio guiado pelos diversos pontos de interesse patrimonial.
O movimento iBikeBarreiro associou-se ao Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro (MCSPFB) na organização de um passeio apoiado pela Freguesia do Barreiro, para um passeio guiado  em bicicleta pela Rota do Património Ferroviário do Barreiro.
Numa tentativa de alertar e seduzir os barreirenses para o uso da bicicleta no concelho do Barreiro, o movimento iBikeBarreiro tem organizado um conjunto de iniciativas,  incluindo eventos de divulgação  da bicicleta, passeios temáticos para a família e a cicloficina mensal aberta ao público. Este movimento incide também num trabalho mais sistemático de monitorização e promoção junto das várias entidades do concelho, para a adequação das infraestruturas à utilização da bicicleta, tais como a Câmara Municipal, empresas de transportes, e pontos de comércio.

Sendo a bicicleta um veículo utilitário que, para além do lazer, boa forma e economia, privilegia a interacção com o meio urbano, permite experienciar os recantos do concelho como locais de vivência, e não apenas como locais de passsagem. Como tal, o iBikeBarreiro procura associar a bicicleta com o que o Barreiro tem de característico, sendo por isso importante conhecer a cultura ferroviária, o surgimento do associativismo ferroviário com características próprias e de relevante valor social e o significativo conjunto patrimonial arquitectónico que detém uma presença marcante, ainda hoje, no urbanismo da cidade.
Considera-se que a cultura ferroviária constitui um pilar nas referências da memória e da história da cidade. A sua preservação, classificação, valorização e divulgação, através de eventos como este passeio pelo património, constitui um factor essencial para a construção do futuro que se pretende para o Barreiro. Da necessidade de juntar vontades em torno de preocupações comuns sobre a defesa e promoção do Património Ferroviário do Barreiro, nasce o Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro, independente e apartidário, que pretende desenvolver a sua acção focada na promoção, defesa e classificação do Património Ferroviário. 
A escolha do Barreiro para terminal da linha do Sul e Sueste, foi decisiva para o desenvolvimento económico e social da vila, que começou a tornar-se um pólo de atracção de populações, oriundas principalmente dos concelhos vizinhos, do Alentejo, do Algarve e das Beiras, em busca de melhores condições de vida e trabalho nas inúmeras fábricas de cortiça em expansão.  Hoje, o abandono a que parte das instalações ferroviárias já estão votadas, consequência da retirada de valências ao Barreiro em termos operativos e oficinais que tem significado a perda de postos de trabalho, é uma situação que urge denunciar, pois este faz parte da memória colectiva e da história do povo do Barreiro.
O passeio de bicicleta inicia-se no dia 16 de Setembro às 10h, com partida no Mercado 1º de Maio (estátua Alfredo da Silva), e num percurso fácil de 2 horas efectuará paragens nos diversos pontos de interesse, para uma explicação e contextualização do património. A participação é gratuita e basta comparecer.
Mais informação sobre os movimentos em http://ibikebarreiro.blogspot.pt e  http://patrimoniobarreiro.blogspot.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário